Sudeste

Área 924.511km²
(10,8% do território nacional)
Habitantes 77.857.758
(43,2% da população nacional)
Estados Espírito Santo
Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo
Clima Tropical (interior) e Litoral Úmido (litoral)

Sudeste

Se fosse um país, o Sudeste seria o 15° mais populoso do mundo. A região, formada pelos estados de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES), tem 79,6 milhões de habitantes – 42,6% da população brasileira – numa área de 924,5 mil km² (10,8% do território nacional). Nela se encontram duas das maiores cidades do planeta, São Paulo e Rio de Janeiro, capitais dos estados que levam seus nomes. Outro importante pólo regional é Belo Horizonte, quinta maior cidade do Brasil, capital de Minas Gerais.

Apesar de ser a região brasileira mais populosa, industrializada e com maior peso econômico – responsável, sozinha, por 55% do Produto Interno Bruto (PIB) do país –, o Sudeste conseguiu preservar parte significativa de seu patrimônio natural – no litoral, praias belíssimas; no interior, áreas de matas com grande biodiversidade. Entre os atrativos de interesse cultural, destacam-se as cidades históricas de MG, o carnaval e os muitos monumentos históricos do Rio de Janeiro e as inesgotáveis opções da cosmopolita São Paulo, repleta de museus, teatros e cinemas.

Quarta maior aglomeração urbana do mundo, com 20 milhões de habitantes, a região metropolitana de São Paulo é resultado de uma fascinante mistura das influências dos principais grupos colonizadores: italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, sírios e libaneses, além de brasileiros vindos de todas as regiões. A excelente infra-estrutura turística, com a melhor rede hoteleira do país, dezenas de centros de convenções, uma infinidade de restaurantes e bares, programação cultural e de entretenimento dia e noite, faz com que São Paulo se destaque no turismo de negócios e receba parte significativa dos grandes eventos realizados no país. Mas o estado de SP tem muito mais a oferecer, como as badaladas praias do seu litoral Norte, com destaque para Ilhabela; a sofisticação e o charme de montanha da cidade de Campos do Jordão; a prática de esportes radicais em Brotas...

É a cidade do Rio de Janeiro, contudo, que ocupa a posição de principal cartão-postal do Brasil. A imagem do Pão de Açúcar junto ao Corcovado, com o Cristo Redentor de braços abertos sobre a Baía da Guanabara, é uma das paisagens mais conhecidas do planeta. O alegre povo carioca faz do carnaval uma das mais belas festas do mundo. No litoral do estado, Paraty, Búzios e Angra dos Reis atraem visitantes por causa da beleza de suas baías, ilhas e praias. Nas montanhas, Petrópolis e Teresópolis encantam viajantes desde os tempos do Brasil Império.

O estado de Minas Gerais se destaca pela riqueza de seu patrimônio histórico. Cidades como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes preservam conjuntos arquitetônicos do tempo da corrida do ouro e diamantes, no Século XVIII. Também é conhecido pela deliciosa culinária típica, que pode ser saboreada com todos os seus temperos na capital, Belo Horizonte,famosa pela quantidade e qualidade dos restaurantes e bares.

Cercado por gigantes em população e importância econômica, o estado do ES destaca-se pela natureza intocada, com quase duas dezenas de áreas de preservação. A capital, Vitória, localizada em uma ilha litorânea, é uma charmosa cidade com 315 mil habitantes.