Piauí

Área 251.529km²
(3% do território nacional)
Habitantes 3.006.885
(1,6% da população nacional)
Capital Teresina

Piauí

Serra da Capivara

A pequena cidade de São Raimundo Nonato, de 30 mil habitantes, é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos maiores tesouros arqueológicos do Brasil. Localizado no agreste piauiense, a 510 km da capital, o município abriga também o instigante Museu do Homem Americano.

Protegido pela Unesco e administrado pela Fundação do Homem Americano (Fundham), o Parque Nacional da Serra da Capivara reúne a maior concentração de sítios arqueológicos do país – mais de 40 mil pinturas rupestres com idades que variam entre 6 mil e 9,2 mil anos e os mais antigos vestígios de presença humana das Américas – 50 mil anos.

Dotado de boa estrutura para turismo e pesquisa, o parque impressiona por suas características geológicas únicas e pela riqueza de sua flora e fauna. Ocupa 130mil hectares dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, no Sul do estado. Sua paisagem é formada por planaltos, chapadas, morros, serras e planícies surgidas há 220 milhões de anos e pacientemente esculpidas pelo vento e pela chuva ao longo dos séculos. O resultado são cânions profundos, formações rochosas surpreendentes, grutas e cavernas que atiçam a imaginação.

As inscrições rupestres são abundantes nos 129 sítios arqueológicos abertos à visitação – a maioria acessível apenas por trilhas – e todas têm relevância científica, sendo visitadas por turistas e estudiosos de todo o mundo. A melhor época para visitá-lo é no fim do período de chuvas – entre fevereiro e maio –, quando a vegetação adquire surpreendente exuberância, em contraste com a Caatinga ressequida dos outros meses.

O Museu do Homem Americano, localizado nos arredores de São Raimundo Nonato, surpreende pela modernidade. Possui sala de audiovisual e imensos painéis interativos, com gráficos, pinturas e fotografias, representando a evolução do relevo, do clima e da presença humana nas Américas. Reúne ainda materiais arqueológicos coletados na região, como ferramentas, utensílios, urnas funerárias e esqueletos de seus primeiros habitantes.

Serra da Capivara / São Raimundo Nonato

Principais Atrativos

Baixão da Pedra Furada

Este é o ponto mais visitado do parque e por isso mesmo o melhor equipado, com centro de visitantes, passarelas panorâmicas e iluminação noturna. Os atrativos incluem a instigante formação rochosa que dá nome ao lugar e o impressionante Boqueirão da Pedra Furada, com 100 m de altura e a mais completa coleção de inscrições rupestres do parque.

Baixão do Sítio do Meio

Suas figuras rupestres o tornam o segundo ponto mais importante do parque. São desenhos que representam a vida diária dos habitantes do lugar há cerca de 10 mil anos, executados num estilo conhecido pelos estudiosos como “Serra da Capivara”. Neste local foi encontrada uma machadinha de pedra polida que testes comprovaram ter 9.2 mil anos de idade.

Desfiladeiro da Capivara

Excelente opção para adeptos de trekking e caminhadas, reúne sítios arqueológicos com pinturas rupestres, ligados por uma trilha íngreme de 4 km. Além do desfiladeiro, podese conhecer o Boqueirão do Paraguaio e o Circuito dos Veadinhos – onde as pinturas adquiriram uma cor azul peculiar com os efeitos do tempo sobre os materiais utilizados em sua confecção.

Baixão das Mulheres

Fica a 27 km da cidade de Coronel José Dias, e a trilha que conduz a ele exige caminhada de 1h. O desfiladeiro tem 60 m de profundidade e esconde três importantes sítios arqueológicos e muitas pinturas rupestres.

Toca de Cima do Pilão

Fósseis da megafauna que habitava a região na pré-história – tigres dente-de-sabre, preguiças e tatus gigantes – foram encontrados nesta pequena gruta cheia de morcegos e efeitos de luz causados pela entrada do sol.


Voltar

Serra da Capivara / São Raimundo Nonato

Artesanato

Artefatos em cerâmica, com desenhos de pinturas rupestres podem ser encontrados na loja do centro de visitantes do parque ou na vila de Barreirinhos, município de Coronel José Dias, a 34 km do parque, onde é possível acompanhar o processo de produção.

Voltar

Serra da Capivara / São Raimundo Nonato

Acessos

Por via rodoviária

De Teresina: BRs 316, 343 e 230 até Floriano, depois PI-140.
De Petrolina (PE): BR-235.

Por via aérea

A alternativa mais próxima é o aeroporto de Petrolina (PE).

Distâncias de São Raimundo Nonato

Teresina: 510 km
Petrolina (PE): 270 km


Voltar